O Stretching Global Activo (SGA) deriva da Reeducação Postural Global (RPG), um método desenvolvido por Philippe Souchard, cujo objectivo é prevenir e corrigir alterações posturais.
É um método de alongamento progessivo que permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade dos grupos musculares.
Princípios e aplicações do Stretching Global Ativo:
As autoposturas do SGA, são praticadas sem a intervenção manual do fisioterapeuta e em grupo. Têm como objetivo a prevenção, a manutenção e a preparação física.
Este método evidencia duas principais originalidades das autoposturas derivadas da RPG: a globalidade dos alongamentos e a resistência que o praticante deve opor a eles.
Em função disso, o SGA distingue-se particularmente nos seguintes pontos:
- A lentidão das progressões;
- O tempo de manutenção do alongamento;
- A globalidade dos estiramentos e sua coerência em função da organização das Cadeias de Coordenação Neuromuscular;
- O controle das compensações;
- As contrações de baixa intensidade dos músculos alongados;
- A respiração é o motor do alongamento.
Assim, o SGA permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade dos grupos musculares enrijecidos pela prática desportiva e atividade laboral. A globalidade dos estiramentos, o trabalho respiratório, a contração contra resistência dos músculos estirados e o alongamento dos músculos paravertebrais, contribuem para a originalidade do SGA e conferem-lhe uma eficácia incomparável.
![Stretching Global Ativo 03](https://www.clinifisio.pt/wp-content/uploads/2022/12/Stretching-Global-Ativo-03.jpg)
![Stretching Global Ativo 01](https://www.clinifisio.pt/wp-content/uploads/2022/12/Stretching-Global-Ativo-01.jpg)