A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema orientado para o paciente, com uma abordagem completamente holística que trata o individuo e não a doença. Baseia-se na aplicação de um conjunto de técnicas antigas que são usadas para harmonizar e equilibrar a energia do corpo e, assim, restaurar a saúde ou o chamado Qi Vital. A MTC parte do princípio que o QI é a força vital da vida e que qualquer desequilíbrio deste pode resultar em doenças ou enfermidades. Estes desequilíbrios acontecem pela alteração ou desequilíbrio do yin e do yang, forças opostas e complementares.
Depois de uma longa avaliação efetuada ao paciente, a MTC pode utilizar um largo espectro de técnicas de tratamento, nomeadamente: Fitoterapia, Moxabustão, Dietoterapia, TuiNa, Chikung, Ventosaterapia, Auriculoterapia, Eletroacupuntura e claro, a famosa Acupuntura. Dependendo da avaliação feita ao paciente são aplicadas diferentes técnicas de tratamento e aconselhamento.
ACUPUNTURA
É uma técnica baseada na inserção de agulhas muito finas e esterilizadas em determinados pontos do organismo por onde a energia emerge à superfície, com o objetivo de equilibrar o sistema energético, promovendo o bem-estar, restabelecendo a saúde física e psíquica e aliviando os estados de dor. Estes pontos têm localizações específicas dentro do trajeto dos canais de energia chamados de Meridianos.
Benefícios Gerais, alguns exemplos:
– Condições músculo-esqueléticas como lombalgia, tendinopatia, cistalgia e artrite;
– Quadros de insónia, depressão, ansiedade, vertigens, tonturas, cefaleias e zumbidos;
– Problemas respiratórios como tosse, gripe, asma, alergias e bronquite;
– Patologias na área ginecológica como amenorreia, dismenorreia, infertilidade, menopausa, endometriose e incontinência urinária;
– Gastralgia, diarreia, vómitos, obstipação e obesidade;
– Patologias de pele como edemas, psoríase e eczema.