A fisioterapia pélvica consiste na avaliação e tratamento de condições que envolvem o pavimento pélvico ou sinais que se manifestam nesta região do nosso corpo.
O pavimento pélvico é o conjunto de vários nervos, ligamentos, músculos e tecido conjuntivo, cuja função é dar suporte aos órgãos pélvicos, manter a continência urinária e fecal e permitir a relação sexual.
A fisioterapia tem como objetivo desenvolver e restaurar o movimento e a função destas estruturas, com o relaxamento, fortalecimento e reeducação muscular.



Condições clínicas mais frequentes:
- Disfunções urinárias: incontinência urinária de esforço, incontinência urinária de urgência;
- Disfunções fecais: incontinência fecal, incontinência flatus (gases), dificuldade em defecar ou esvaziamento incompleto;
- Prolapsos vaginais;
- Dor pélvica crónica;
- Gravidez;
- Pós-parto;
- Disfunções sexuais: dor durante a relação sexual, vaginismo;
- Cirurgias uroginecológicas.
Uma sessão de fisioterapia pélvica começa com uma conversa, onde vamos abordar, além do motivo que a trouxe à fisioterapia, a história clínica ginecológica, obstétrica e menstruação. Tentamos perceber alguns estilos de vida que possam influenciar a condição, sejam eles alimentares, saúde intestinal e urinária, outros problemas de saúde e medicação que faça.
De seguida, faremos uma avaliação física ao músculo respiratório diafragma, músculos abdominais e lombares, mobilidade da coluna lombar e da bacia.
Terminaremos, com uma avaliação dos músculos do períneo mais interna, onde iremos perceber se existem zonas de dor ou de tensão muscular e como está a força e o relaxamento muscular destas estruturas.
Uma sessão esclarecedora sem tábus, em que o principal é que se sinta bem e confortável.