Pilates é um método de exercício físico criado no século XX pelo alemão Joseph Humbertus Pilates. O seu principal objetivo era melhorar a força, a flexibilidade, a mobilidade e a postura do corpo com grande foco no controlo da respiração em conjunto com a estabilidade do core central (na região lombopélvica) e precisão dos movimentos. A intensidade variava consoante a amplitude dos movimentos e a resistência imposta.
Mais tarde, surgiu o pilates clínico como uma modificação ao método inicial, desenvolvido por fisioterapeutas. Assim, mais do que tonificar o corpo, este procura melhorar a qualidade de movimento, uma melhoria da saúde e da qualidade de vida. Este método foi construído de forma a que qualquer pessoa consiga fazer os exercícios, incluindo especificamente pacientes que tenham algum tipo de patologia ou alteração postural.
As sessões de pilates clínico podem ser realizadas individualmente ou em classes, nas quais o fisioterapeuta acompanha, corrige e adapta os exercícios aos seus pacientes.
Benefícios do pilates clínico:
– Alívio do stress;
– Melhoria da postura;
– Melhoria do equilíbrio;
– Melhoria da respiração;
– Fortalecimento Muscular;
– Melhoria da consciência corporal;
– Otimização da coordenação motora;
– Aumento da flexibilidade/mobilidade.